RPG - Conceitos Básicos do Jogo



Salve amigos Nerds !!

Hoje vou escrever um pouco sobre a Nerdisse mais antiga da história da humanidade !! O RPG de Mesa, um jogo foda que cada dia mais está sendo esquecido por essa geração repleta de tecnologia !!

Se você já conhece qualquer jogo, livro ou filme no estilo medieval, (Senhor do Anéis, Skyrim, Warcraft, Final Fantasy e etc.) já percebeu que todos eles apresentam criaturas fantásticas, como: dragões, elfos, magos ou bruxos, guerreiros, orcs ou goblins. Quase todos esses elementos foram retirados de nada mais, nada menos que DUNGEONS & DRAGONS, O primeiro livro RPG publicado em 1974, escrito por Gary Gygax e Dave Arneson.

Existem milhares de sistemas para jogar se jogar um RPG de mesa, cada um apresenta um tema variado (vampiro, lobisomem, medieval, futurístico etc.) Hoje vou falar um pouco sobre D&D porque já mestro jogos a algum tempo, então falarei menos bobagens para vocês !!

A Sigla RPG significa ROLE-PLAYING GAME (jogo de interpretação de papéis ou jogo de representação), ou seja, os jogadores criam um personagem fictício e o comanda por uma narrativa criada pelo MESTRE. Basicamente funciona como um teatro, os jogadores mergulham dentro da história e vivem aqueles personagens como se eles mesmos estivessem dentro do jogo.

Uma coisa importante, durante uma sessão (reunião para jogar) de RPG, passamos horas mergulhados em histórias repletas de diálogos, guerras, enganações, mortes, roubos, surpresas e muitas, muitas gargalhadas. Para quem joga é extremamente divertido, mas para aqueles que estão olhando de fora, parecemos um bando de malucos falando coisas sem sentido. Por ignorância de quem não conhece, muitos já classificicaram o RPG como um jogo Satânico, coisa do Tinhoso, Obra do Capiroto e tudo mais que vocês podem imaginar, sendo até proibido em algumas religiões. Então se você é um maluco foda que tem essa opinião, abra os seus olhos para a verdade e procure entender antes de falar.


Voltando ao D&D... Existem dois tipos de participantes: o Mestre e os Jogadores:

Os Jogadores são as pessoas que criam os personagens, escolhendo sua raça, classe, armas, armaduras. escudos, habilidades e tudo mais que um herói precisa ter. Durante o jogo, os jogadoresm comandam seu personagem da maneira que melhor entenderem. Já pensou poder roubar as jóias de um rei opressor, salvar uma princesa das mãos de um bruxo malvado, explorar um caverna em busca de tesouros ou enfrentar aranhas gigantes, ogros ou criaturas colossais sedentas por alimento?? Tudo isso (e muitos mais) os jogadores podem fazer dentro de Dungeons & Dragons.

o MESTRE ou GM (Game Master), geralmente é aquele louco que resolveu ler todos os livros de regras. São mais de 04 livros com uma média de 250 páginas cada um. Isso mesmo, D&D possuí mais de 1000 páginas de regras que você precisa entender com clareza para poder comandar um grupo de aventureiros. Então se você pretender ser mestre em qualquer RPG prepare-se para ler muito (e reler toda vez que for preciso hahaha). Mas por que tanta regra?

O mestre tem a função de criar toda a história e não possuí um personagem próprio, ele é responsável por comandar todos os NPC's (Non-Player Character) ou personagem no jogável, estes são os monstros, coadjuvantes, mercadores e etc. Resumindo, ele é responsável por todos os detalhes necessários para os jogadores poderem tomar suas decisões na aventura (desde o ambiente até os resultados da ações).

Durante a aventura, os jogadores se deparam com desafios, (armadilhas, monstros, situações intimidadoras, roubos, ataques surpresas e etc.) quando isso acontece, cada jogador escolhe a maneira que vai agir (contra ataque, fuga, combate, blefar para uma pessoas e etc.). Para cada ação que ele realizar, será necessários um teste de fracasso ou sucesso, isso é feito através das jogadas dos dados poliédricos (dados que variam de 04 até 20 lados - d4, d6, d8, d10, d12 e meu preferido o d20).

Por exemplo

Vamos imaginar a seguinte situação:

Trahorn é um Paladino Humano leal e bondoso, em determinado ponto da aventura ele percebe um ladrão sequestrando uma pessoa inocente e se escondendo em uma casa de madeira velha e mal acabada. (Toda essa situação foi criada pelo mestre). 

Ele decide salvá-la, e para isso percebe as madeiras podres da casa e tentará uma investida para quebrar a parede, já que ele possui muita força e uma armadura pesada. (Essa foi a decisão do jogador),


Então analisando as regras, o nível do personagem e o contexto da história, o mestre determinará que o paladino precisa jogar um dado de 20 lados (d20) e conseguir um resultado acima de 12 para obter um sucesso e derrubar a parede. Quanto maior for o resultado do dado, maior será o sucesso conseguido na investida, então será algo assim:

- 01 - Ele bate na parede e quebra o nariz e desmaia (fracasso absoluto)
- 02 até 12 - Ele se choca com a parede e mas não consegue quebrar (Fracasso)
- 12 até 19 - Ele quebra a parede e surpreende o ladrão (Sucesso)
- 20 - Ele arrebenta a parece e ainda consegue nocautear o ladrão durante a investida (Sucesso Absoluto)

Agora você irá me dizer: Entendi, mas qual é o objetivo do jogo? E eu lhe respondo, DIVERSÃO!!! ISSO MESMO DIVERSÃO!! Dentro do universo RPG não existe um objetivo em si, cada um dos jogares buscam atingir suas metas ao longos da aventura, porém essas metas variam muito de pessoa para pessoa. Enquanto uns buscam armas e armaduras épicas, outros procuram derrotar as criaturas mais fortes do mundo, existe também aqueles que gostam de dialogar com NPC's para descobrir os mistérios das cidades, jogadores que roubam itens raros e também os que ajudam os fracos e injustiçados. Porém a grande maioria deles (principalmente no meu grupo) se preocupam somente em zoar pelo mundo todo e foder com a aventura do mestre hahaha !! Independente do objetivo de cada um, fica a critério do mestre construir um jogo onde todos se divirtam, fazendo as horas passarem rendendo muitas e muitas gargalhadas.


Mas onde está o desafio? Aí que o jogo fica interessante... Ao contrário desses jogos de vídeo game, não existe save game. Isso mesmo, se morrer, já era maluco. Seu personagem morre a você começará tudo novamente com outro personagem novo. O bom mestre nunca terá por objetivo matar os jogadores, afinal não existe vencedor e perdedor dentro do RPG. Todos devem ter seus objetivos alcançados, mas se não houver desafios fica tudo sem graça. Mas qualquer ação precipitada ou inconsequente, (acordar um Dragão de seu sono ou tentar pular por cima de um penhasco de 50m) o mestre não terá escolha a não ser de mandar aquele personagem comer grama por debaixo da terra.

Ao longo da aventura e das ações que os jogadores realizam, somado com os monstros que enfrentam, o mestre distribuí a experiência (XP). Conforme o personagem acumula XP ele sobe de nível, ganhando mais vida, magias e habilidades novas até se tornar uma verdadeiro HERÓI.

Bom gente tentei aqui explicar um pouco da mecânica desse jogo foda que é o D&D. Se você gostou, em breve transmitiremos nossos jogos para você poder acompanhar e entender melhor. Com certeza irá rolar altas risadas com esse grupo de malucos que eu lidero.

Se você não gostou, é porque ainda não teve oportunidade de jogar. Dê uma chance para despertar o NERD que existe dentro de você, para ajudar nisso, em breve lançaremos a campanha...

"Se você não vai até o RPG, o RPG vai até você".

Ficou curioso? Siga nosso blog e nossa página no Facebook porque em breve iremos detalhes mais sobre esse evento mega foda que com certeza irá reunir muitos nerds da região.

Bom galera acho que falei demais, hora de jogar um d20 e me despedir de vocês.

Um grande abraço!

Mestre Titão  !!

0 Comentários: